Fatores que causam a perda da firmeza da pele

Envelhecimento

É o principal fator para a flacidez de pele devido ao aumento da perda de colágeno a partir dos 30 anos.

Conforme vamos envelhecendo, nosso organismo começa a passar por mudanças.
A partir dos 30 anos existe uma diminuição natural na produção de colágeno.
O colágeno é uma proteína muito importante e é responsável por dar firmeza, elasticidade e sustentação à pele.

Perda de peso

Sabe quando perdemos peso e sentimos que ficou uma pele sobrando⁉
Isso acontece porque quando emagrecemos há uma perda da camada de gordura.
Para pessoas pós-bariátricas a situação é um pouco mais delicada, pois além do excesso de pele ainda há uma deficiência na produção do colágeno.

Esportes de Alta performance

Atletas de alta performance tendem a ter uma porcentagem de gordura muito baixa.
Por este motivo, muitas vezes há um excesso de pele em determinadas regiões do corpo.

Pós-parto

O corpo se prepara 9 meses para a chegada do bebê.
Após o parto, é muito comum que mulheres sintam que a pele da barriga tenha ficado frouxa e não tenha voltado ao seu estado original antes da gravidez. .

A boa notícia é que podemos repor o colágeno perdido ao longo do tempo!!

A aplicação de Bioestimuladores de Colágeno é feita em consultório médico, se trata de um procedimento minimamente invasivo que atua estimulando a produção de colágeno, suavizando os sinais do envelhecimento e melhorando a flacidez, com isso traz de volta a FIRMEZA e SUSTENTAÇÃO DA PELE!

Tenha o seu médico dermatologista de confiança!

Cuidados com o Melasma no Verão

Dúvidas frequentes

❓ Posso usar o mesmo filtro solar que uso o ano todo, durante o verão?!
❗O uso de um filtro apropriado deve ser feito durante todo o ano e não apenas no verão. Mas o cuidado com a reaplicação deve ser redobrada pois no verão transpiramos mais, e quando em piscina e praia, devemos reaplicar após o mergulho.

❓Qual fator de proteção solar (FPS) é mais adequado?
❗Escolha opções com FPS 30 ou maior, de amplo espectro de ação (anti-UVA, UVB e luz visivel) e preferencialmente com cor.

❓Posso fazer algum tipo de tratamento Pará Melasma durante o verão?
❗Sim! Existem tratamentos que podem ser mantidos ou iniciados nesse período de sol.

Queda de cabelo

Queda de cabelo é uma das queixas mais freqüentes no consultório dermatológico.

São várias as causas de queda de cabelo, como:

• Alterações hormonais (gestação, amamentação e outras)
  • Doenças sistêmicas (anemia , hipotireoidismo…)
  • Deficiências nutricionais (dietas e restrições alimentares)
  • Distúrbios emocionais (stress, depressão, ansiedade)
  • Causas genéticas
  • Doenças fúngicas e outras afecções locais
  • Outras…

Vale lembrar que:

• Evitar a lavagem regular dos cabelos não altera a queda.
  • Cada causa de queda de cabelo tem um tratamento específico.
  • O diagnóstico e o tratamento devem ser traçados individualmente pelo médico.

Alopécia Androgenética

Alopecia Androgenética é um tipo de queda de cabelo provocada por distúrbio genético e pode afetar homens e mulheres.

O quadro inicia com redução da espessura dos fios (os fios vão ficando mais finos) que vai sendo percebida pelo paciente como uma rerefação dos cabelos (o paciente queixa redução no volume do cabelo, queixa que o couro cabeludo está mais “visível”).

Conforme a doença vai progredindo os fios param de nascer e nesse momento, já não é mais possível recuperá-los.

O diagnóstico precoce e o tratamento correto é fundamental para evitar a progressão da doença.

Eflúvio Telógeno

O Eflúvio Telógeno é um dos tipos mais freqüentes de queda de cabelo.

Nessa alteração, os fios caem ao pentear os cabelos, após lavar o couro cabeludo ou até mesmo espontaneamente.

As causas desse distúrbio são variadas e destacamos aqui as principais:

• Distúrbios emocionais (stress, depressão, ansiedade )
  • Alterações hormonais (gestação, amamentação e outras)
  • Doenças sistêmicas (anemia , hipotireoidismo…)
  • Deficiências nutricionais (dietas e restrições alimentares)

O tratamento depende da causa da queda e das condições clínicas de cada paciente.

Alopécia Areata

A alopecia areata é um tipo de queda de cabelo se apresenta de diversas formas, podendo ser localizada ou generalizada, e em alguns casos pode ocorrer a perda de pelos de todo o corpo.

Fatores emocionais são associados em muitos casos e em alguns requer inclusive tratamento especializado associado.

A resposta ao tratamento depende de fatores individuais e do subtipo da alopecia areata.

O tratamento é definido levando em consideração a extensão e subtipo da doença, as condições clínicas e a idade do paciente.

Vamos falar um pouquinho sobre os cuidados com a pele negra?

Dia da Consciência Negra

No dia de hoje fazemos uma reflexão sobre a importância e influência das raizes africanas na cultura brasileira!

A pele negra tem maior tendência a ressecamento e por isso deve ter uma rotina de hidratação. Não tomar banho quente, não usar buchas, usar sempre um sabonete com pH da pele, usar cremes hidratantes.

A pele negra tem maior tendência a manchas e por isso os tratamentos de pele são diferenciados. O uso do filtro solar é indispensável!

O cabelo afro é mais sensível e delicado e assim como a pele, também necessita de cuidados especiais.

Como a vitamina C faz bem para pele?

Você sabe como a vitamina C faz bem para pele?

Veja nos pontos abaixo:

🍊A Vitamina C é um antioxidante que traz para a pele o benefício de atenuar rugas e linhas de expressão.
.

🍊Além disso promove luminosidade à pele, traz viço e hidratação.

.

🍊Ajuda também na uniformização da tonalidade e textura da pele.
.

🍊A Vitamina C pode ser usada pura ou combinada com outras substâncias!! De acordo com a necessidade de cada um.
.

🍊Temos no mercado diversas fórmulas com Vitamina C, em concentrações e combinações variadas e em diversos veículos, um para cada tipo de pele.
.

🍊Consulte seu dermatologista para saber a melhor indicação de Vitamina C para você.

Coceira na Pele

Coceira na pele

Sua pele coça?! Pode ser Dermatite Atópica.

👉🏻Dermatite atópica é uma doença crônica da pele que se manifesta por períodos de crises e acalmia. Sua característica mais marcante é a coceira, o que pode prejudicar o dia a dia do paciente. É uma doença de caráter genético e não transmissível.

👉🏻A dermatite atópica ou eczema atópico atinge diferentes locais do corpo de acordo com a faixa etária do paciente. Face, cotovelos e joelhos são locais tipicamente afetados nos bebês👶🏼. A criança 👦🏽apresenta as lesões atrás dos joelhos, nas dobras dos cotovelos e pescoço, sendo que mãos e pés também podem ser acometidos. Os adultos 👨🏻👩🏼não são comumente afetados, uma pequena parcela das crianças que apresenta dermatite atópica, permanece com a doença na fase adulta.

👉🏻Para controlar a crise, o paciente tem que manter o tratamento corretamente e seguir orientações que servem também para os períodos de controle da doença! Esses cuidados visam manter a pele do atópico hidratada e assim reduzir as crises da doença.

👉🏻Cuidados:
☑Os banhos não devem ser demorados; .🛁
☑A água dos banhos deve ser morna e não quente;
☑O uso de sabonete apropriado e hidratação diária é fundamental;
☑O uso de roupas de algodão são mais bem toleradas pois não causam coceira na pele; 👚👕
☑O ambiente de casa não deve conter poeira e deve ser livre de mofo;
☑A alimentação deve ser o mais saudável possível, evitando alimentos processados e codimentados🍉🍞🍎🍳

Pele linda e bem cuidada

📝

Quais são os cuidados básicos pra manter nossa pele saudável e bonita?!

1⃣- 🚿A higiene correta da pele é fundamental! Devemos usar produtos de limpeza adequados para nosso tipo de pele para mantê-la livre dos poluentes ambientais, oleosidade, resíduos de filtro solar, maquiagem, hidratante, etc.
Essa limpeza deve ser feita duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

2⃣- 💦Nossa pele também precisa de hidratação! Peles secas, mistas ou oleosas, têm necessidades diferentes de hidratação!
Esfoliação é reservada para peles oleosas.
O uso de buchas e lavagens da face com água quente, devem ser evitados! 🛁
Além dos hidratantes, devemos manter uma dieta balanceada e uma ingestão de água regular. 💧🍇🍓🥑

3⃣- ☀A proteção solar diária é de extrema importância!
O filtro solar tem que ser usado de forma regular e reaplicado de 2/2 horas!
Um filtro solar não adequado para sua pele pode gerar aumento de oleosidade, oclusão dos poros, formação de cravos e espinhas!! 🙍🏻‍♂🙍🏼
A radiação ultravioleta pode gerar tumores benignos e malignos da pele, além de manchas e envelhecimento precoce.
Além dós fotoprotetores, devemos usar roupas, chapéu e óculos escuros! 🕶👒

Mancha de limão na pele?

Fitofotodermatose

A fitofotodermatose é uma doença ocasionada pela exposição da pele ao sol ☀, após contato com sumo de algumas frutas, principalmente as cítricas como limão, laranja, lima, tangerina e também o figo. 🍋🍊

Onde ocorreu o contato, aparecem manchas escuras no local e até mesmo bolhas, parecendo queimadura.😵

Lembre-se de lavar as mãos após manusear essas frutas, tomar drinks de limão, sucos ou picolés! 🍹🍦🍋🍊

Dicas de cuidados para pele oleosa

• Ao contrário do que muita gente pensa, lavar a pele em excesso pode ser um estímulo para as glândulas sebáceas produzam mais oleosidade, portanto, lavar a face 2x/dia.
  • Usar produtos adequados para uma pele oleosa é fundamental! Dar preferência para sabonetes sebo reguladores, filtros solares devem ser livre de óleo (oil free, oil control, matificante), evitar base e dar preferência para pó compacto, não aplicar hidratante na pele que já é oleosa.
  • Não lavar a face com água quente.
  • Fazer limpeza de pele regularmente, com um profissional capacitado.
  • Não mexer em cravos e espinhas!
  • Hoje no mercado temos produtos que controlam a oleosidade durante o dia, que podem ser usadas como primer, associada com filtro solar, com base, sem base…
  • Não dormir com maquiagem.
  • Não usar medicação sem orientação médica.

Por fim, vale lembrar que existem várias alterações que cursam com quadro de acne, vale a pena ficar de olho e se você apresentar alguma mudança no padrão de oleosidade da sua pele. consulte um médico!

Tratamento para Olheiras

Tratamento para olheiras

As olheiras são ocasionadas pelo escurecimento da região palpebral (por depósito de melanina ou por alteração dos vasinhos dessa região), por perda de gordura dessa região e por flacidez da pele. Herança genética, alergia, cansaço, insônia, tipo racial e outros fatores contribuem para a formação das olheiras.

Os tratamentos para olheiras variam de acordo com essas causas. São eles:

• Preenchimento com ácido hialurônico para quem tem sulco acentuado e perda de gordura na região palpebral. A técnica de MD Codes é uma ótima opção, com resultado natural e harmônico, suavizando o “olhar cansado”.
  • Cremes clareadores para olheiras com excesso de melanina(escuras/acastanhadas).
  • Luz intensa pulsada para melhorar a congestão vascular.
  • Cirurgia para correção da flacidez acentuada.

O tratamento de olheiras é sempre o individualizado. Uma mesma pessoa pode apresentar mais de uma causa de olheira.

Ir ao Topo